Rejeitados limites à pesca no Atlântico de espécie ameaçada de tubarão

Date: November 22, 2017

Source: NoticiasaoMinuto

Os cortes recomendados por cientistas na captura do tubarão-anequim, uma espécie em risco de extinção pescada inclusive por Portugal, foram rejeitados na reunião anual da Comissão Internacional para a Conservação de Atuns do Atlântico, que termina hoje.

Da reunião, a decorrer em Marraquexe, Marrocos, saiu apenas o acordo por parte dos países em limitar as condições em que os tubarões-anequins (Isurus oxyrinchus), também conhecidos como tubarões-sardos, podem ser desembarcados, refere em comunicado a Shark League, uma coligação de organizações internacionais de defesa da conservação dos tubarões e raias.

O painel de cientistas da Comissão Internacional para a Conservação de Atuns do Atlântico (International Commission for the Conservation of Atlantic Tunas, ICCAT) recomendou “cortes na captura” do tubarão-anequim no Atlântico Sul e “uma proibição total de retenção a bordo” no Atlântico Norte, para “permitir a recuperação durante 20 anos da população depauperada”.

Uma proposta da União Europeia para limitar as capturas da espécie no Atlântico Sul a duas mil toneladas, conforme aconselhado pelos cientistas, foi recusada depois de o Brasil ter exigido saber a tonelagem atribuída a cada país, assinala o comunicado.

Outra proposta, igualmente da União Europeia, mas também dos Estados Unidos e do Japão, foi chumbada e previa a redução da captura do tubarão-anequim do Atlântico Norte para níveis que possibilitavam “acabar com a sobrepesca, juntamente com outras medidas”.

Portugal, Espanha, Brasil e Marrocos, “países com capturas significativas”, não têm quotas de pesca para o tubarão-sardo, segundo a Shark Trust, organização não-governamental britânica que faz parte da Shark League.

No mesmo comunicado, a Shark Trust, pela voz do diretor para a Conservação, Ali Hood, insta os quatro países e a União Europeia “a começarem a trabalhar” em medidas para “impedir a sobrepesca”.

Continue

Posted on Categories News